O Coleginho

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do Coleginho Cosmos é baseada nos princípios sociointeracionistas. A abordagem dessa proposta concebe a aprendizagem como um fenômeno que se realiza na interação com o outro. Realiza intervenções de apoio, visando assegurar que as crianças atinjam as metas que estariam fora do seu alcance se não houvesse esse suporte.

Toda criança tem capacidade de aprender desde que encontre condições favoráveis para que o aprendizado aconteça. A proposta pedagógica proporciona de maneira crítica, responsável e construtiva as diferentes situações sociais. Utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas, além de facilitar o questionamento da realidade, formulando situações-problema e procurando resolvê-las. Usamos como recurso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, o diálogo, além da capacidade de análise crítica.

Todo esse processo leva em consideração as particularidades da faixa etária compreendida entre 0 a 5 anos e suas formas específicas de aprender a fazer e a ser.